Com a facilidade de acesso e a constante disponibilidade das apostas online, muitas pessoas acabam desenvolvendo uma relação compulsiva com o que deveria ser apenas entretenimento. Por isso, o vício em jogos online é uma realidade crescente que afeta indivíduos de diversas idades e perfis.
Felizmente, há profissionais especializados e existem terapias eficazes para tratar esse tipo de dependência, promovendo a recuperação e o bem-estar do indivíduo. Descubra qual é e quais suas características!
Princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a abordagem psicoterapêutica mais comum utilizada no tratamento de vícios em jogos online, assim como em outros transtornos comportamentais. Entenda a seguir quais são os princípios da TCC!
Foco no problema
A TCC concentra-se nas dificuldades presentes do paciente, buscando soluções práticas e imediatas para o vício em jogos online.
Relação entre pensamentos, emoções e comportamentos
Outra característica da Terapia Cognitivo-Comportamental é que ela trabalha na identificação e modificação de pensamentos disfuncionais que levam a comportamentos prejudiciais.
Colaboração ativa
Na TCC, psicólogo e paciente trabalham juntos na construção de estratégias para enfrentar os desafios.
Objetivos claros e mensuráveis
A terapia também é conhecida por estabelecer metas específicas e mensuráveis para monitorar o progresso do tratamento.
Técnicas da TCC
A TCC utiliza diversas técnicas para ajudar o paciente a superar o vício em jogos online, entre elas:
- reestruturação cognitiva, que é a identificação e modificação de pensamentos automáticos negativos relacionados ao jogo;
- treinamento de habilidades de enfrentamento, onde é desenvolvido estratégias para lidar com situações que desencadeiam a vontade de jogar;
- exposição e prevenção de resposta, que trata-se da gradual exposição a situações que provocam o desejo de jogar, sem ceder ao impulso; e o
- planejamento de atividades, que seria a substituição do tempo dedicado aos jogos por atividades prazerosas e saudáveis.
Avaliação e tratamentos individuais
Embora a Terapia Cognitivo-Comportamental seja a mais utilizada para o tratamento do vício em jogos online e suas técnicas sejam ‘padrões’, devemos lembrar que cada indivíduo é único, e o tratamento deve ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada paciente.
“A avaliação inicial para a TCC inclui entrevistas clínicas e, se necessário, aplicação de instrumentos diagnósticos para determinar o grau de dependência e identificar possíveis comorbidades, como ansiedade ou depressão. Com base nessa avaliação, nós elaboramos um plano de tratamento individualizado, que geralmente inclui sessões semanais de TCC, acompanhamento psiquiátrico e, em alguns casos, participação em grupos de apoio”.
Isadora Saldanha, psicóloga
Jogadores Anônimos (JA) e apoio à família
O Jogadores Anônimos (JA) é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham experiências para ajudar uns aos outros a superar o vício em jogos. O programa baseia-se em 12 passos que promovem a abstinência e o crescimento pessoal.
“Os grupos de apoio desempenham um papel fundamental na recuperação de pessoas com vício em jogos online. É um ambiente seguro e acolhedor, onde os participantes podem compartilhar experiências, desafios e conquistas”, lembra Isadora.
Além disso, o JA oferece suporte aos familiares dos jogadores compulsivos, com reuniões específicas para familiares, proporcionando orientação e apoio emocional e fortalecendo a rede de suporte necessária para a recuperação.
Conte com o Instituto Bet Responsável
O Instituto Bet Responsável está comprometido em oferecer suporte e orientação para aqueles que enfrentam o vício em jogos online. Por meio de uma equipe multidisciplinar, nós também proporcionamos acesso a terapias eficazes e recursos educativos.
Se você ou alguém que conhece está lutando contra a dependência, saiba que a recuperação é possível, e buscar ajuda é o primeiro passo para retomar o controle dos seus hábitos de vida. Encontre o profissional mais próximo de você!
